Introdução às Neurociências

4.3.16

O termo Neurociência diz respeito ao estudo multidisciplinar do sistema nervoso em seus níveis molecular, celular, sistêmico, comportamental e cognitivo. Essa multidisciplinaridade é fundamental, tendo em vista que o sistema nervoso tem vários níveis de atuação e compreendê-lo exige o conhecimento de múltiplas abordagens (LENT, 2010).


A Neurociência está em grande expansão, tendo sido eleita como prioritária na década de 1990 pelo Governo dos EUA. No Brasil, ela está representada principalmente pela Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC), também tendo produção científica em áreas como a Psicologia, Biologia, Farmacologia, Psiquiatria e Educação (VENTURA, 2010).

Para a Psicologia, os estudos neurocientíficos contribuem de maneira significativa. A partir dos conhecimentos sobre o sistema nervoso, é possível compreender o funcionamento da psique a nível biológico, entendendo de que forma os processos mentais e seus adoecimentos se organizam fisiologicamente.

Referências

LENT, R. Cem Bilhões de Neurônios? Conceitos Fundamentais de Neurociência. 2ª ed. São Paulo: Editora Atheneu, 2010.

VENTURA, D. F. Um retrato da área de Neurociência e Comportamento no Brasil. Psicologia: teoria e pesquisa, Brasília, v. 26, n. especial, p. 123-129, 2010.

Veja também

1 comentários

  1. Muito bom! Estou gostando da explicação desse site.

    ResponderExcluir

Curta nossa página